sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A pele

Pra começar, gostaria de deixar bem claro que, ninguém melhor pra cuidar da nossa pele que o DERMATOLOGISTA. Eu sou uma dermoconsultora. Minha função é orientar a compra e o uso de cosméticos e dermocosméticos de acordo com as características físicas de cada pessoa. Recomendo se for preciso e se for algo que esteja ao meu alcance, jamais passando por cima da indicação e receita do dermatologista. 

Vamos falar de pele. O que percebo entre amigos e outras pessoas que converso a respeito, que a maioria não sabe nem o seu tipo de pele nem como funciona a dita cuja. E vai ser difícil falar de produtos aqui sem antes esclarecermos algumas coisas. 

É preciso conhecer melhor seu tipo de pele, até pra não jogar dinheiro fora com produtos errados. Então vamos lá!

PELE: Maior órgão do corpo humano, que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas.

A pele se divide em 3 camadas: 

EPIDERME: Responsável pela proteção. Onde encontram-se queratina(rigidez), melanócitos (são eles que qdo estão desequilibrados causam as terríveis manchas), as células de Langerhans (defesa imunológica), vasos sanguíneos e receptores sensoriais.

DERME: É aqui que vamos nos concentrar, pois é aqui que se formam as temidas rugas. É na derme que estão os fibroblastos, responsável pela produção de colágeno e elastina. Além deles, na derme estão vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, folículos e glândulas sebácea e sudorípara. A derme é responsável pela nutrição da pele, termorregulação, elasticidade, sustentação, preenchimento e defesa também.

HIPODERME: Tecido formado por fibras de colágeno e elastina e por adipócitos (células de gordura), sim, são elas as responsáveis pela "maldita" celulite. Apesar disso, elas que são responsáveis pela energia fornecida ao corpo. pra algo bem elas servem, viu!!!

TIPOS DE PELE

NORMAL: É a pele ideal. Pele de bundinha de bebe. Muito rara na fase adulta, mas existe. É a pele saudável em tudo. Sem poros dilatados, sem oleosidade excessiva, elástica, luminosa, hidratada, enfim, perfeita!



OLEOSA: Brilho é a principal característica dessa pele. Poros dilatados, com comedões(cravos), mais espessa e claro, muita produção de óleo. Mas ter pele oleosa tem uma vantagem, acredite. As rugas na pele oleosa são mais tardias e menos numerosas. Bom não!!!



MISTA: É a pele que apresenta simultaneamente: Zonas oleosas, geralmente localizadas na zona T (testa, nariz e queixo), e zonas normais ou ressecadas( maças do rosto). 63% das mulheres brasileiras tem pele oleosa a mista.

SECA: Sempre apresenta algum grau de desidratação. É sem brilho, áspera, fina, tem aspecto descamativo. Na maioria das vezes tem irritações e sensibilidade. Nesse tipo de pele as rugas aparecem cedo e são mais numerosas.



Agora, cada um desses tipos de pele pode ter outras característica como: ser sensível, desidratada, acneica, com manchas, etc...

É possível ter uma pele oleosa mas desidratada? Claro, sebo vem de óleo, hidratação de água.
Sensibilidade é uma característica de pele seca principalmente, mas pode ter casos, como eu por exemplo, que tem pele mista e muito sensível.... fazer o que, ter pele mista não bastava, eu queria mais,kkkkk!!

Logo falaremos dos cuidados corretos pra cada tipo de pele.

Acho que é isso. Agora poderemos falar de produtinhos, cosméticos e dermocosméticos, etc.

Até o próximo post.

bjos

Um comentário:

  1. Adorei o artigo Maíta...vc explicou sobre a pele de uma forma simples e super esclarecedora. Estou fazendo o técnico de Estética e Cosmetologia, quem sabe um dia consiga ser uma dermoconsultora atuante como você.Aprendo muito com as dicas do blog da Drogaria Araújo.Sucesso!
    Norma Arruda
    normageane@hotmail.com

    ResponderExcluir